É apropriado para um pastor exibir roupas, sapatos e relógios de luxo? Para o pastor John Piper, ministros que ostentam artigos chamativos e caros, podem estar supervalorizando as coisas terrenas.

Na segunda-feira (19), Piper foi questionado por uma ouvinte do podcast “Ask Pastor John” o que a Bíblia diz sobre pastores que surgem usando itens extremamente caros e chamativos, ainda que tenham sido comprados com seu salário ou recebidos de presente.

“Me deixe dizer alto e claro, logo de cara: ninguém é atraído para Jesus como um tesouro espiritual, satisfatório e de salvação de suas almas pelo estilo de vida luxuoso daqueles que pregam a palavra — ninguém. O que atrai as pessoas a pregadores que valorizam muito o luxo é a esperança do luxo. É para isso que elas são atraídas — para a esperança do luxo”, iniciou Piper.

Para o pastor, atrair pessoas ao luxo não é cristianismo. “O cristianismo deve atrair as pessoas para um Salvador crucificado e ressuscitado, cuja grandeza, beleza e valor são tão admiráveis ​​e tão satisfatórios que o coração clama com o salmista no Salmo 63:3: ‘O teu amor é melhor do que a vida!’”, disse.

E exortou: "Você não pode elogiar a verdade de que Jesus é melhor do que dinheiro dando a impressão de que você vive para o dinheiro."

Piper explica também que, após a redenção de Jesus, o modelo do templo do Antigo Testamento, com as vestes sacerdotais, os utensílios folheados a ouro e as cortinas luxuosas “se tornou inválido” para a igreja contemporânea. Ele lembra que a missão da igreja não é construir templos monumentais, mas “fazer discípulos de todos os povos do mundo”.

“Isso revoluciona a maneira como pensamos sobre dinheiro e usamos nossos recursos”, observou Piper.

Como o cristão deve encarar os bens materiais?

Em primeiro lugar, John Piper lembra que não há nenhum encorajamento no Novo Testamento para acumularmos ou expormos nossa riqueza pelo que vestimos, pelo que dirigimos e onde moramos.

(Foto: Jonathan Francisca/Unsplash)


“O homem que constrói celeiros maiores do que precisa é um louco, diz Jesus (Lucas 12:20-2). A essência é esta: contente-se com um estilo de vida relativamente simples. (E digo relativamente porque sei que praticamente todos os americanos são ricos, enquanto o resto do mundo — ou dois terços do mundo — vive muito perto do limite)”, disse o pastor.

“Faça tanto dinheiro quanto quiser, e dê o que você não precisa para a glória de Cristo, a propagação do Evangelho e o cuidado dos sofredores”, destacou.

O pastor ensina que a maior parte do Novo Testamento gira em torno de três preocupações principais, quando se trata de ensinar sobre dinheiro:

1. Como mostrar que o valor de Cristo supera todas as posses terrenas

2. Como atender às necessidades dos perdidos e sofredores

3. Como evitar os perigos da riqueza que destroem a alma

“Você tem tudo, cristão”, alerta o pastor. “Você não precisa agarrar tudo agora. Você vai obter essas coisas no vapor de um fôlego. Este pequeno mundo vai acabar. O mundo atual está perdido sem o Evangelho. Milhões estão sofrendo. Esta é a era da generosidade e do sacrifício radicais, não a era da vida luxuosa”.

Por fim, ele destaca: “É espantoso que aqueles que afirmam ser ministros fiéis da Palavra de Deus ostentem seus luxos, simplesmente espantoso! Transformam Cristo de um lindo e satisfatório Salvador em um corretor, que nos dá o que realmente queremos: dinheiro e conforto.”

Deixe seu Comentário